quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Transparência Internacional inclui escândalo do petrolão como um dos finalistas ao título de maior caso de corrupção do ano

No Dia Internacional Contra a Corrupção, o Brasil não tem motivos para comemorar. Votação aberta pela Transparência Internacional, entidade referência no combate a este tipo de crime, indica o escândalo da Petrobras como um dos finalistas ao título de caso mais simbólico de corrupção em 2015.

De acordo com matéria publicada pelo jornal "O Estado de São Paulo" nesta quarta-feira (09), o esquema de pagamento de propinas na estatal foi um dos 15 escolhidos entre 383 casos de corrupção ao redor do planeta para fazer parte da lista final da eleição.

A presença brasileira na infame relação não fica restrita ao caso do Petrolão. O escândalo da FIFA, com envolvimento de quatro dirigentes brasileiros, e os episódios de corrupção ligados ao ex-presidente do Panamá Ricardo Martinelli, em que há suspeitas de pagamento de propinas com participação da empreiteira Odebrecht, também estão entre os postulantes ao “prêmio”.

A votação, que vai até 9 de fevereiro, é parte da campanha “Desmascarar a Corrupção” e serve para alertar a opinião pública para a gravidade do crime. “São exemplos de abuso de poder que beneficiam poucos às custas de muitos. Milhões são afetados pelo mundo”, destacou a entidade.