domingo, 15 de fevereiro de 2015

Racionamento de energia é ‘inevitável’, dizem especialistas

Reportagem do Broadcast da Agência Estado destaca que, para especialistas do setor elétrico, o racionamento de energia no Brasil é inevitável – e é possível que o governo federal anuncie a medida nos próximos 100 dias.

A análise dos especialistas é que o nível dos reservatórios que abastece as usinas hidrelétricas não subirá, durante o período chuvoso atual, o suficiente para suportar o período de seca habitualmente registrado de maio a outubro.

Os analistas criticaram ainda o governo por adiar a implantação de uma campanha de conscientização da população, o que poderia dar mais segurança ao setor.

“Se continuar a seca existente neste momento e se considerarmos as previsões de vazão do ONS, chegamos até abril”, afirmou ao Broadcast a diretora da Engenho Consultoria, Leontina Pinto, em referência a previsões recentes do Operador Nacional do Sistema Elétrico.

Outros especialistas acreditam que o racionamento pode não ocorrer, mas não por méritos do governo: a diminuição na atividade econômica, sobretudo a industrial, pode contribuir para um menor consumo de energia.