|
Edifício do TCE-RJ (Foto: Gustavo Miranda/Agência O Globo) |
Leio no "O Globo" deste domingo (05), que o Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ) suspeita de irregularidades em 91 das 92 câmaras de vereadores do estado. A única exceção é a câmara municipal da capital, que está sob investigação de outro órgão de controle, o Tribunal de Contas do Município (TCM).
Segundo o jornal, para bancar as 92 câmaras municipais, os cidadãos fluminenses gastaram R$ 1,06 bilhão, em 2013. E que cada gabinete de vereador custou aos cofres públicos, em média, R$ 897 mil.
Ainda de acordo com a reportagem, "boa parte das casas legislativas municipais colecionam contratações irregulares, salários para vereadores superiores ao permitido e gastos com pessoal que também extrapolam o limite estabelecido por lei. Isso sem falar no que o presidente do TCE-RJ, Jonas Lopes, chama de 'farras': viagens para cursos em lugares paradisíacos e despesas desproporcionais com aluguel de veículos e compra de combustível."
Ao "O Globo" Jonas Lopes afirmou: "Estamos analisando a legalidade desses deslocamentos, alguns para cidades turísticas, e se os cursos guardam pertinência com o exercício do mandato."
Leia AQUI a matéria completa.