Terminal Rodoviário de Três Rios (Foto: Victor A. Ferreira) |
Ainda de acordo com o Detro, os agentes registraram 14 reclamações, e entre as principais queixas estão o mau estado de conservação dos veículos e a pouca oferta de horários para os municípios de Valença e Petrópolis. Durante a ação, os fiscais flagraram ônibus com documentação irregular, selo de vistoria vencido, mau estado de conservação e falta do adesivo com o telefone da Ouvidoria. Do Terminal Rodoviário de Três Rios, partem 26 linhas intermunicipais, operadas por cinco empresas, com frota de 47 veículos.
Desde janeiro, o Detro intensificou as fiscalizações na frota regular. Além da operação de inteligência, o órgão também utiliza as denúncias feitas pela população para direcionar as ações de fiscalização. Para participar, os cidadãos devem informar a irregularidade e número da linha do ônibus intermunicipal que cometeu a infração, por meio do telefone da Ouvidoria (21) 3883-4141 ou pelo e-mail ouvidoria@detro.rj.gov.br. A população também pode enviar informações pelo aplicativo Fiscal de Bolso, que pode ser baixado no celular ou pelo WhatsApp "Fale Detro" pelo número (21) 9-8596-8545. Na primeira mensagem, é preciso enviar o nome completo, e-mail, cidade e bairro em que mora. Um sistema coleta os dados do reclamante e gera um protocolo de atendimento.