A competição abrange dez modalidades: agilidade, pista de aparelhos, ordem unida, linha direta, reconhecimento de ferramentas, atendimento pré-hospitalar, corda lisa, nós e voltas e simulado, além da prova de bombeiro mais resistente. Como nos dois anos anteriores, os militares participantes foram indicados por suas unidades e também foram realizados sorteios para duas das dez provas a serem disputadas - nós e voltas e linha direta. O intuito deste segundo critério é aprimorar a instrução de todo o efetivo.
As atividades são avaliadas individualmente e por equipe, e para cada modalidade há um oficial responsável por fiscalizar a ação do concorrente. É nomeado vencedor o atleta que desempenhar em menor tempo e de forma correta a habilidade proposta.
O bombeiro ganhador será premiado com uma medalha esportiva e outra de mérito profissional, que contará ponto para a sua promoção de carreira. Já o prêmio para o quartel ganhador será um troféu por modalidade e de campeão geral, além de uma estrela que deverá ser usada sobre o distintivo por cada militar do grupamento durante o período de um ano.