sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Conta de luz sofre mais um reajuste

Nova tarifa é para os clientes da Light. 


A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) autorizou nesta quinta-feira (05) o reajuste na conta dos consumidores atendidos pela concessionária Light. O reajuste terá um aumento médio de 16,78% nas tarifas, que será aplicado de forma diferenciada por classe de consumo. Segundo a Light, para os clientes residenciais o reajuste será de 15,99%. Para quem vive na área rural, o reajuste será de 21,69% ; e para os clientes comerciais, de 19,57%. Já para os clientes abastecidos em alta tensão, os percentuais irão variar de 11,10% a 20,07%. A nova tarifa começa a valer a partir do próximo sábado (07).

Os percentuais do reajuste da Light refletem, entre outros fatores, a inflação observada nos últimos 12 meses, os efeitos da escassez hídrica sobre o custo da energia comprada, a variação dos encargos setoriais, em particular da Conta de Desenvolvimento Energético (CDE), e a variação cambial. No caso da variação cambial, o principal efeito ocorre sobre as despesas da empresa com compra de energia de Itaipu, cotada em dólar, que representa 17% da energia comprada pela Light.

Ainda de acordo com a empresa, o reajuste tarifário está previsto nos contratos de concessão e tem como objetivo corrigir a receita obtida pela concessionária por meio das tarifas praticadas.