Preço do produto subiu 13,20% no varejo, bem acima da inflação geral.
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Pesquisa da Kantar Worldpanel, que monitora semanalmente o consumo de 11 mil famílias no País, mostra que o aumento de preço provocou uma redução significativa do consumo deste item básico. Em 2014, famílias das classes A e B compraram papel higiênico cerca de 12 vezes ao ano. No ano passado, a frequência caiu para 11.
As famílias da classe C também estão economizando papel. Em 2014, essas famílias compraram papel higiênico 13 vezes e, em 2015, foram 12 vezes, como revela matéria publicada pelo jornal "O Estado de S. Paulo".
Já na população de baixa renda, o foco da redução de compras foi o açúcar, produto que teve o seu preço elevado 45,2% em 12 meses até fevereiro, de acordo com o IPCA. Em 2014, o açúcar fazia parte da lista de compras das famílias das classes D e E em 18 vezes que elas iam ao supermercado. No ano passado, essa frequência tinha caído para 17 vezes.
O refrigerante e o leite foram os que sofreram o corte mais radical no consumo das famílias brasileiras. Ambos os produtos subiram acima da inflação em 12 meses até fevereiro. O leite ficou 15,62% mais caro e o refrigerante e a água mineral subiram 11,97%.