Eles transportavam álcool sem o devido pagamento de imposto.
Auditores da Receita Estadual da Operação Barreira Fiscal, do Posto de Levy Gasparian, receberam uma denúncia anônima de que caminhões transportando álcool entrariam no Estado do Rio de Janeiro com irregularidades fiscais. Logo os auditores montaram uma operação volante na Rodovia BR-393, altura de Três Rios, com o apoio de agentes da Operação Barreira Fiscal. Na altura do distrito de Bem Posta, os agentes abordaram três caminhões. Juntos, eles transportavam 94.327 mil litros de álcool com nota fiscal inidônea.
Os caminhões vinham da cidade de Lagoa da Prata, em Minas Gerais, e, segundo os dados da nota fiscal, a carga seria entregue na cidade de Paulínia, interior de São Paulo. Os agentes questionaram a escolha da rota para chegada a este destino, mas os motoristas não souberam explicar o motivo de terem escolhido trafegar 531 Km a mais que o trajeto ideal. Segundo os agentes, caso fosse verdadeira a informação sobre o destino da carga, os veículos iriam trafegar 1044 KM, quando poderiam concluir o serviço em apenas 493 KM.
Segundo os agentes da Barreira Fiscal, a transportadora foi autuada por tentar burlar o sistema fiscal. Após checagem, foi constatado que a carga seria entregue no estado do Rio de Janeiro, sem registro documental e sem o recolhimento dos devidos impostos.