sábado, 2 de abril de 2016

Prefeito Marcinho recebe Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor

O Sebrae premia gestores que tenham implantado projetos com resultados comprovados de estímulo aos pequenos negócios e à modernização da gestão pública.


A premiação aconteceu no Rio de Janeiro, no
 Palácio Guanabara, sede do Governo do Estado
Esta semana, o prefeito de Paraíba do Sul, Marcinho, recebeu o Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor. O município, através da atual gestão, foi finalista nas duas categorias que participou: Pequenos Negócios no Campo, e Desburocratização e Formalização.

O Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor premia gestores que tenham implantado projetos com resultados comprovados de estímulo ao surgimento e ao desenvolvimento de pequenos negócios e à modernização da gestão pública, contribuindo de forma efetiva para o desenvolvimento econômico e social do município. Os projetos podem ter como foco empresas formais ou em processo de formalização, individuais ou organizadas em consórcios e associações, de qualquer setor e localizadas em áreas urbanas e rurais.

Na categoria Pequenos Negócios no Campo, o município concorreu com o projeto Empreendedorismo Rural Sustentável em Paraíba do Sul, apresentando ganhos logísticos através das seguintes ações:
  •  Recuperação de estradas;
  • Ampliação da infraestrutura de telecomunicações, com a instalação de antena de telefonia celular em Sebollas e Internet em Sardoal;
  • Apoio à legalização do produtor rural, através da parceria com o Sindicato Rural e Emater-Rio;
  •  Acesso à Previdência Social, com palestras informativas com o INSS;
  •  Parceria com a AGEVAP para reflorestamento de áreas.
O Programa Rio Rural que está injetando R$ 500 mil em projetos de desenvolvimento sustentável nas pequenas propriedades rurais; entre outras ações que fizeram com que o prefeito tivesse o reconhecimento do Sebrae.

Já na categoria Desburocratização e Legalização, Paraíba do Sul apresentou o projeto Simplificação para Formalização de Pequenos Negócios. Para esse projeto, foram apresentadas:
  •  A criação da Sala do Empreendedor;
  •  Inclusão dos empreendedores no cadastro para vendas ao poder público;
  • Agilidade no atendimento aos empreendedores no município;
  • Diminuição do tempo de abertura de empresas, que antes era de 180 dias e atualmente o alvará é concedido, dependendo da complexidade do empreendimento, em até 48 horas;
  • Incremento da renda familiar com a formalização de novos microempreendedores;
  • Aumento do fluxo dos trabalhadores informais para dentro da formalidade; entre outras ações também proporcionaram a premiação pelo Sebrae.
“O Prêmio Prefeito Empreendedor nos deixa muito orgulhosos. Não ganhei sozinho. Nossa equipe de trabalho se dedica diariamente para prestar o melhor serviço ao público. Nossos empreendedores estão de parabéns por acreditarem em nossa cidade, seja na zona urbana ou na zona rural. Ficamos satisfeitos em saber que estamos trilhando no rumo do desenvolvimento”, disse o prefeito Marcinho.