Vacinas estarão disponíveis para grupos de risco a partir do dia 25.
No estado do RJ, cerca de 4 milhões fazem parte dos grupos prioritários na campanha de vacinação (Foto: Andre G. de Melo/Divulgação) |
"Estamos atentos ao aumento do número de casos de H1N1 no estado e, embora o panorama seja diferente do que se observa em São Paulo, a imunização destes grupos específicos pede prioridade, uma vez que são os que apresentam maior vulnerabilidade às complicações que a gripe pode causar. Essa antecipação é uma medida preventiva que estamos adotando", explicou o secretário de Saúde do Estado.
A partir de 30 de abril, a campanha nacional de vacinação terá início em todo o país. No Estado do Rio, cerca de 4 milhões de pessoas fazem parte dos grupos prioritários. A Secretaria Estadual de Saúde espera imunizar pelo menos 80% destes grupos, que incluem, além de gestantes, crianças e pacientes portadores de doenças crônicas, as mulheres com até 45 dias após o parto, idosos com idades a partir de 60 anos, indígenas e profissionais de Saúde.
A previsão é de que a campanha nacional ocorra até o dia 20 de maio. No Rio, serão mais de 3 mil postos de saúde municipais atuando na distribuição da vacina, nas 92 cidades fluminenses. A vacina imuniza contra os três subtipos de vírus da gripe que mais circulam no inverno: A/H1N1, A/H3N2 e Influenza B.