quarta-feira, 15 de junho de 2016

Paraíba do Sul é eleita 'Cidade Resiliente' pela ONU por práticas eficientes de recuperação pós-enchente

a enchente que atingiu a cidade em janeiro causou estragos em vários bairros
Paraíba do Sul passou a integrar um seleto grupo de municípios brasileiros classificados pela Organização das Nações Unidas (ONU) como "Cidades Resilientes". A ação é uma iniciativa da Estratégia Internacional para a Redução de Desastres (EIRD), da Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec) e do Ministério da Integração Nacional.

Segundo a ONU, Paraíba do Sul adotou práticas positivas após a enchente de janeiro, demonstrando ser uma cidade com capacidade de resistir às conseqüências de desastres e reconstruir da melhor maneira possível o que foi perdido.

prefeito Marcinho soube da premiação da ONU, pelo tenente
coronel Pitaluga 
A notícia da premiação ‘Cidade Resiliente’ foi trazida ao prefeito Marcinho na noite da última desta última sexta-feira (10) pelo tenente coronel Alexandre Pitaluga, durante o encerramento do curso de Bombeiro Mirim, que inclusive foi uma das iniciativas premiadas pela ONU.


No momento da enchente, a Defesa Civil agiu rapidamente resgatando as vítimas dos locais de risco e conduzindo as famílias para os abrigos, além de mobilizar toda a população para arrecadação de alimentos, colchões e itens de primeira necessidade.

Dentre os compromissos assumidos pela Prefeitura de Paraíba do Sul, foi criada uma Comissão Multidisciplinar para agir diante do desastre junto à população. Foi feito um cadastramento das famílias atingidas pela enchentes. Todas elas tiveram isenção do IPTU e liberação do FGTS. Outra ação inédita no município foi a entrega de um cartão social com cem reais de créditos mensais, durante dez meses. “Com esse dinheiro as famílias estão comprando materiais de construção, utensílios do lar, alimentos e outros itens que possam ajudar a reconstruir suas vidas. O mais importante é que o cartão está habilitado somente para comércios da cidade e com isso, além de promover a restauração das famílias, aquecemos a economia local,” disse o prefeito.

O curso de Bombeiro Mirim começou em abril deste ano e fez parte das ações pós-enchente. Durante o curso, as crianças aprenderam métodos para ação em situações de emergência, sendo um dos quesitos avaliados pela ONU. 

liberação do FGTS para as vítimas das enchentes
“Nossa cidade já viveu enchentes muitas vezes, porém nada era feito em longo prazo para amenizar os efeitos. Quando passamos por esse momento em janeiro deste ano me senti na obrigação de criar soluções reais para o problema, diminuindo os gastos das famílias com a isenção do IPTU, buscando a liberação do FGTS junto à Caixa Econômica e cancelando o carnaval para fazer o cartão social. O curso de Bombeiro Mirim foi uma grata surpresa proposta pelo Jerry, nosso coordenador da Defesa Civil aqui em Paraíba do Sul. Nossa equipe agiu de forma unida para que todas as ações propostas fossem executadas sem falhas, e estamos muito satisfeitos pelo reconhecimento do nosso esforço e preocupação com a população”, finalizou Marcinho.