a enchente que atingiu a cidade em janeiro causou estragos em vários bairros |
Segundo a ONU, Paraíba do Sul adotou práticas positivas após a enchente de janeiro, demonstrando ser uma cidade com capacidade de resistir às conseqüências de desastres e reconstruir da melhor maneira possível o que foi perdido.
prefeito Marcinho soube da premiação da ONU, pelo tenente coronel Pitaluga |
No momento da enchente, a Defesa Civil agiu rapidamente resgatando as vítimas dos locais de risco e conduzindo as famílias para os abrigos, além de mobilizar toda a população para arrecadação de alimentos, colchões e itens de primeira necessidade.
Dentre os compromissos assumidos pela Prefeitura de Paraíba do Sul, foi criada uma Comissão Multidisciplinar para agir diante do desastre junto à população. Foi feito um cadastramento das famílias atingidas pela enchentes. Todas elas tiveram isenção do IPTU e liberação do FGTS. Outra ação inédita no município foi a entrega de um cartão social com cem reais de créditos mensais, durante dez meses. “Com esse dinheiro as famílias estão comprando materiais de construção, utensílios do lar, alimentos e outros itens que possam ajudar a reconstruir suas vidas. O mais importante é que o cartão está habilitado somente para comércios da cidade e com isso, além de promover a restauração das famílias, aquecemos a economia local,” disse o prefeito.
O curso de Bombeiro Mirim começou em abril deste ano e fez parte das ações pós-enchente. Durante o curso, as crianças aprenderam métodos para ação em situações de emergência, sendo um dos quesitos avaliados pela ONU.
liberação do FGTS para as vítimas das enchentes |