eletrocardiógrafo entregue ao posto de saúde de Sardoal |
Segundo informações da Secretaria de Comunicação da Prefeitura (Secom), após o trabalho intenso da equipe da Saúde, os equipamentos já estão sendo entregues em todas as UBSs. Na semana passada a Casa da Mulher recebeu um novo aparelho de ultrassonografia completo.
Ainda de acordo com a Secom, com o investimento, as consultas realizadas nas UBSs serão mais completas, já que as unidades agora contam com os seguintes equipamentos: eletrocardiógrafo, otoscópio, dermatoscópio, oftalmoscópio e lâmina de laringoscópio -- equipamento usado para entubação de emergência e retiradas de corpo estranho em casos de engasgue.
" Com estes aparelhos a população terá uma consulta muito mais completa, os nossos médicos têm capacidade de atender, mas sem estes equipamentos o diagnóstico fica comprometido. Todas estas aquisições farão o atendimento mais ágil e completo, além de dar mais comodidade para a população, que não vai precisar sair do bairro para se consultar", disse Elaine Stellman, secretária municipal de Saúde.
Também foram entregues 52 balanças infantis e 54 adultas todas digitais e antropométricas, capazes de medir peso e altura. Irão contar com este recurso todas as UBSs, Policlínica, consultórios, Casa da Mulher e Materno. Além disso, o município adquiriu 35 detectores fetais, um aparelho que pode ouvir os batimentos do bebê avaliando riscos na gravidez, inclusive sofrimentos fetais.
Ainda de acordo com a Secom, este mês ainda serão entregues os seguintes itens: bebedouros novos, geladeiras, ar-condicionado, desfibrilador automático, autoclave para esterilização de materiais, 30 cadeiras de rodas, televisões novas, máquina de raio-x e notebooks novos para agilizar e organizar os processos de atendimento e cadastro de pacientes.
"Estes investimentos vão beneficiar a todos, nosso objetivo sempre foi oferecer aos nosso cidadãos que utilizam os serviços públicos a qualidade recebida no atendimento privado. Estamos buscando este sonho em todas as áreas, mas especialmente na saúde, que afeta diretamente a vida e o bem-estar das pessoas. Com os novos equipamentos teremos menos fila, mais precisão nos diagnósticos e consultas mais completas sem que a população precise se deslocar, especialmente os moradores das áreas mais distantes", ressaltou o prefeito Marcinho.