quarta-feira, 8 de junho de 2016

'RJTV' mostra a importância da internet para os moradores de Sardoal, em Paraíba do Sul

Reportagem revela que a rede wi-fi livre, instalada pela Prefeitura, trouxe muitos benefícios para a comunidade da zona rural.


adolescentes acessando a internet via celular
(fotos: reprodução/TV Rio Sul)

Paraíba do Sul foi destaque na edição de ontem (07) do RJTV  (o telejornal da TV Rio Sul, afiliada da Rede Globo). A reportagem mostrou a importância da internet para os moradores de Sardoal, que fica na zona rural da cidade.

A instalação da rede de wi-fi livre, pela Prefeitura, há cerca de um ano, beneficiou os quase mil moradores que antes viviam isolados sem sinal de telefone, mas que agora estão sempre conectados: "Mesmo sem sinal e qualquer operadora, nunca se viu tanta gente com o celular na mão na localidade", diz a reportagem.

antes da chegada da internet livre, até os serviços
de emergência eram prejudicados
Alexandra Basílio, que trabalha como técnica de enfermagem no posto de saúde do bairro, revelou à equipe do RJTV que, antes da Prefeitura instalar a rede de wi-fi, para fazer uma ligação de emergência, era preciso subir em morros a fim de achar o sinal, ou então ir a uma casa com antena mais próxima.

Agora, com a internet livre as coisas mudaram: "Você marca consulta, você cancela consulta, você agenda médico. Ficou bem melhor para a população e para a gente trabalhar. Hoje eu tenho acesso à diretoria do Samu e se acontecer um acidente a gente chama pelo aplicativo. É muito mais rápido", disse Alexandra à repórter. 

com a rede de wi-fi, toda a localidade foi beneficiada, 
inclusive os estudantes
Já para os 240 alunos da Escola Municipal Norberto Leal, a internet virou fonte extra de pesquisa. A novidade caiu no gosto dos estudantes e está auxiliando o desempenho em sala de aula. "Ajuda para a gente pesquisar conteúdo. Ajuda na comunicação, para a gente se atualizar no mundo. A gente pesquisa pela internet e entende o que não entendeu na aula", afirmou Jader Antonio Rosa, de 12 anos.