sexta-feira, 26 de agosto de 2016

Polícia Federal indicia Lula, Marisa e mais três pelo tríplex no Guarujá

Indiciamento foi protocolado no sistema da Justiça Federal nesta sexta (26).


Lula e sua esposa Marisa
(foto: Ricardo Stuckert/ Instituto Lula)
A Polícia Federal (PF) indiciou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a mulher dele, Marisa Letícia, no inquérito que investiga a reforma e a propriedade do tríplex, no Guarujá, no litoral paulista. Ele foi indiciado pelos crimes de corrupção passiva, falsidade ideológica e lavagem de dinheiro. Já Marisa, por corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

O indiciamento foi protocolado no sistema eletrônico da Justiça Federal, no Paraná, no início desta tarde (26). A apuração do inquérito teve como ponto central a reforma realizada no imóvel à beira mar, que foi adquirido pela empreiteira OAS (empresa implicada na Operação Lava Jato, que apura um mega esquema de corrução na Petrobras).

Outras três pessoas também foram indiciadas: Léo Pinheiro (corrupção ativa, lavagem de dinheiro e falsidade ideológica), Paulo Gordilho (corrupção ativa e lavagem), ambos da OAS, e Paulo Okamoto (corrupção passiva, falsidade ideológica e lavagem de dinheiro).

A Polícia também acusa o chefe petista de ter recebido “vantagens indevidas” no serviço contratado para o armazenamento do acervo presidencial, que foi bancado pela OAS ao custo de R$ 1,3 milhão.