Paraíba do Sul - Após o lançamento do projeto "Castracão e Gatos", da Secretaria Municipal de Ambiente e Agricultura, vários cãozinhos e gatinhos estão sendo castrados. Segundo informações da Prefeitura, o objetivo é reduzir o número desses animais abandonados nas ruas, um pedido constante da população.
Os benefícios são diversos tanto para machos quanto para as fêmeas, conta o veterinário Claudio Braz. “Nos machos evita que eles saiam atrás das fêmeas, evita acidentes e ficam mais calmos. As fêmeas evitam o cio e tumor nas mamas”.
A veterinária Ramona Batituci alerta que é importante a castração antes do primeiro cio das fêmeas pois evita o tumor de mama em até 100%. E qualquer cão e gato pode ser castrado a partir dos quatro meses de vida.
Como cadastrar meu animal?
É fácil, basta comparecer na Secretaria Municipal de Ambiente e Agricultura, que fica em cima do Bandas Bar, no Centro, de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h, com os documentos de identidade, CPF, xerox do comprovante de residência e xerox do comprovante de renda.
Feira de Adoção em setembro
A ONG ABAN, em parceria com a Prefeitura de Paraíba do Sul, vai realizar uma Feira de Adoção de Animais, na Praça Garcia, no Centro, no dia 17 de setembro das 09h às 15h. A subsecretária de Ambiente e Agricultura, Maria Fernanda, afirmou que a maioria dos animais disponíveis para adoção estarão castrados pelo programa "Castracão e Gatos".
