Inaugurada há 7 anos, unidade atende cerca de 1,5 mil pacientes por mês.
Segunda maior unidade do País em número de cirurgias ortopédicas, o Hospital Estadual de Traumatologia e Ortopedia Dona Lindu, em Paraíba do Sul, completa sete anos e comemora a marca de 25 mil procedimentos cirúrgicos realizados. Inaugurada em 2010, a unidade atende cerca de 1,5 mil pacientes por mês e só em 2016 realizou mais de 3,7 mil cirurgias.
" O Hospital Dona Lindu é uma unidade que conta com uma estrutura de ponta e profissionais capacitados para atender pacientes dos 92 municípios do estado. Ele exerce uma função muito importante na redução do tempo de espera na fila por uma cirurgia ortopédica", disse o secretário estadual de Saúde, Luiz Antônio Teixeira.
Unidade de referência voltada exclusivamente para pacientes do SUS que necessitam de cirurgias ortopédicas, o hospital realiza, aproximadamente, 300 cirurgias e 11 mil exames por mês. O HTO de Paraíba do Sul possui uma equipe especializada, composta por 80 médicos, e já realizou 18 edições de mutirões de cirurgias, que beneficiaram mais de 500 pacientes.
O hospital conta com aparelhos de alta tecnologia, como um tomógrafo de 16 canais. A estrutura é composta por 68 leitos, sendo 7 de UTI e 61 de Unidades de Internação, 4 salas cirúrgicas, consultórios ambulatoriais, centro de imagens, ambientes climatizados e televisores em todos os quartos.