sexta-feira, 25 de outubro de 2013

No Dia do Dentista, Paraíba do Sul comemora novos recordes de atendimentos odontológicos

O número de procedimentos odontológicos realizados em Paraíba do Sul está crescendo a cada mês, segundo dados da Secretaria municipal de Saúde. De acordo com o último balanço divulgado pela coordenação do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), os atendimentos realizados no mês de setembro superaram em 35% os realizados no mesmo período do ano passado. Este número relevante é possível devido a disponibilização de dentistas nos dois turnos do dia nas unidades de saúde. No total são 30 dentistas à disposição da população.

Segundo o balanço do último mês, o número de altas aumentou em 28% em relação ao ano passado, passando de 98 para 126. Este resultado só pode ser alcançado devido a disponibilização de dentistas nos dois horários do dia nas unidades de saúde, fato que não acontecia no ano passado; os atendimentos de urgência também cresceram, passando de 134 para 220, aumentando 64%; a instalação de próteses teve um enorme índice de crescimento, chegando a 130% a mais que no ano passado, aumentando de 13 para 30; e o número de encaminhamentos, devido a maior quantidade de profissionais trabalhando, passou do dobro no crescimento: 109% a mais que em 2012, passando e 62 para 130.

Os profissionais do programa da Estratégia de Saúde da Família atendem nos postos de saúde de segunda a sexta-feira, de 8h às 11h30 e das 13h às 15h30. Já os dentistas do CEO, localizado no segundo andar da Policlínica Municipal, atendem de segunda a sexta-feira, de 7h às 12h e de 13h às 16h. Segundo a coordenação, os horários podem variar de acordo com a necessidade de cada dentista e sua especialidade. Vale ressaltar que há a disposição especialistas para atender casos de periodontia, ortodontia, prótese, endodontia, cirurgia oral menor, clínica geral, odontopediatria e também atendimentos à pacientes especiais.As atividades também são realizadas na zona rural, onde os profissionais fazem visitas em casa e, identificando necessidade de tratamento odontológico, encaminham os pacientes para unidade de saúde mais próxima ou para o CEO.


Confira abaixo o quadro comparativo de alguns procedimentos.
Os dados são referentes aos meses de setembro de 2012 e setembro de 2013: