terça-feira, 5 de novembro de 2013

Obras de baixo custo poderiam ajudar a reduzir o número de acidentes na Rodovia Lúcio Meira

A "Curva do Bicudo", é o trecho mais perigoso entre Paraíba do Sul e Três Rios 

A Rodovia Lúcio Meira, a BR-393, é uma das principais estradas federais que cortam o sul fluminense. Em 2007, o grupo espanhol Acciona, passou a operar a rodovia no trecho entre Volta Redonda e Sapucaia, e rapidamente promoveu melhorias como a construção de terceira pista, alargamento de pontes, ampliação da sinalização, entre outras obras que trouxeram mais segurança para os usuários da via. Todavia, mostraremos como essas benfeitorias podem ser ampliadas, e como centenas de vidas poderiam ser poupadas com uma sinalização mais moderna e barata.

Quem viaja pela Lúcio Meira, deve ficar atento às curvas. Elas são rápidas e traiçoeiras. No trecho entre Paraíba do Sul e Três Rios, os motoristas devem se preocupar especialmente com a “Curva do Bicudo”, no km 182, próximo ao bairro Limoeiro, - aliás, este local é ponto central desta matéria.

A curva que já ceifou muitas vidas


A “Curva do Bicudo”, hoje, é sem dúvida, um dos trechos mais perigosos da BR-393: nos últimos anos, mesmo com as melhorias na pista, muitas vidas já foram ceifadas e outras milhares diariamente ainda estão expostas aos perigos que a curva traz. Um erro ou um descuido deixam o carro sem direção, e põem outros motoristas em risco. Isso sem contar o abuso da velocidade.

18/03/2009 - um grave acidente tirou a vida do motorista Rogério da Silva, de 46 anos. Um caminhão Mercedes Benz carregado com ardósia e conduzido por Lucimar dos Reis Braga, perdeu o controle quando passava pela “Curva do Bicudo”. O veículo invadiu a pista em sentido contrário, vindo a colidir com o caminhão VW conduzido por Rogério, que ficou preso nas ferragens e faleceu no local. Um Fiat Siena, que vinha atrás do caminhão de Rogério, tentou se desviar do acidente, mas acabou atingido pelo caminhão desgovernado. Lucimar, dois ajudantes e ocupantes do Siena, foram socorridos pelos bombeiros e levados para o Hospital das Clínicas Nossa Senhora da Conceição, mas sobreviveram ao acidente. 

 02/01/2012 - Um jovem sulparaibano, de 24 anos, perdeu sua vida após colidir de frente com uma carreta que vinha no sentido contrário, na “Curva do Bicudo”. Jonathan Soares Sabino dirigia um Fiat Premium que ficou totalmente destruído. A carreta tombou e pegou fogo, o condutor Marcos Benedito Ferreira, ficou ferido, mas sobreviveu ao acidente.
  
04/09/2013 - Um grave acidente envolvendo um carro e um caminhão, deixou pelo menos três pessoas
feridas na “Curva do Bicudo”, no bairro Limoeiro.  O trânsito ficou totalmente interditado nos dois sentidos da pista. O motorista que dirigia um Monsa perdeu o controle da direção e bateu de frente com o caminhão que vinha no sentido contrário. As vítimas foram atendidas por uma equipe de socorristas e em seguida foram encaminhadas para o Hospital das Clínicas N. Sr.ª da Conceição em  Três Rios.

Novo tipo de sinalização pode resolver o problema das curvas perigosas na BR-393


Os balizadores flexíveis faz todos andarem na linha
Um tipo novo de sinalização utilizado na Rodovia Régis Bittencourt, principal via de ligação entre o Sudeste e o Sul do país, tem salvado muitas vidas, fazendo todos andarem na linha.
Uma contagem regressiva avisa que o motorista deve reduzir a velocidade antes da curva. No meio dela, bastões chamados de balizadores induzem, quem dirige, a fazer o traçado correto. Os balizadores são flexíveis. Se forem tocados, voltam à posição original, e refletem os faróis à noite. Segundo a concessionária que administra a rodovia, a implantação em cada curva custou, em média, R$ 12 mil.
Este eficiente e barato sistema poderia também salvar vidas por aqui, todavia, é um recurso temporário contra os acidentes, já que o que realmente resolveria o problema definitivamente é a duplicação da via.