A "Curva do Bicudo", é o trecho mais perigoso entre Paraíba do Sul e Três Rios |
A Rodovia Lúcio Meira, a BR-393, é uma das principais
estradas federais que cortam o sul fluminense. Em 2007, o grupo espanhol
Acciona, passou a operar a rodovia no trecho entre Volta Redonda e Sapucaia, e
rapidamente promoveu melhorias como a construção de terceira pista, alargamento
de pontes, ampliação da sinalização, entre outras obras que trouxeram mais
segurança para os usuários da via. Todavia, mostraremos como essas benfeitorias
podem ser ampliadas, e como centenas de vidas poderiam ser poupadas com uma
sinalização mais moderna e barata.
Quem viaja pela Lúcio Meira, deve ficar atento às
curvas. Elas são rápidas e traiçoeiras. No trecho entre Paraíba do Sul e Três
Rios, os motoristas devem se preocupar especialmente com a “Curva do Bicudo”,
no km 182, próximo ao bairro Limoeiro, - aliás, este local é ponto central
desta matéria.
A curva que já ceifou muitas vidas
A “Curva do Bicudo”, hoje, é sem dúvida, um dos trechos
mais perigosos da BR-393: nos últimos anos, mesmo com as melhorias na pista,
muitas vidas já foram ceifadas e outras milhares diariamente ainda estão
expostas aos perigos que a curva traz. Um erro
ou um descuido deixam o carro sem direção, e põem outros motoristas em risco.
Isso sem contar o abuso da velocidade.
18/03/2009 - um grave acidente tirou a vida do motorista
Rogério da Silva, de 46 anos. Um
caminhão Mercedes Benz carregado com ardósia e conduzido por Lucimar dos Reis
Braga, perdeu o controle quando passava pela “Curva do Bicudo”. O veículo
invadiu a pista em sentido contrário, vindo a colidir com o caminhão VW conduzido
por Rogério, que ficou preso nas ferragens e faleceu no local. Um Fiat Siena,
que vinha atrás do caminhão de Rogério, tentou se desviar do acidente, mas
acabou atingido pelo caminhão desgovernado. Lucimar, dois ajudantes e ocupantes
do Siena, foram socorridos pelos bombeiros e levados para o Hospital das
Clínicas Nossa Senhora da Conceição, mas sobreviveram ao acidente.
02/01/2012 - Um jovem sulparaibano, de 24 anos, perdeu sua vida
após colidir de frente com uma carreta que vinha no sentido contrário, na “Curva
do Bicudo”. Jonathan Soares Sabino dirigia um Fiat Premium que
ficou totalmente destruído. A carreta tombou e pegou fogo, o condutor Marcos
Benedito Ferreira, ficou ferido, mas sobreviveu ao acidente.
04/09/2013 - Um grave acidente envolvendo um carro e um caminhão,
deixou pelo menos três pessoas
feridas na “Curva do Bicudo”, no bairro Limoeiro. O trânsito ficou totalmente interditado nos dois sentidos da pista. O motorista que dirigia um Monsa perdeu o controle da direção e bateu de frente com o caminhão que vinha no sentido contrário. As vítimas foram atendidas por uma equipe de socorristas e em seguida foram encaminhadas para o Hospital das Clínicas N. Sr.ª da Conceição em Três Rios.
feridas na “Curva do Bicudo”, no bairro Limoeiro. O trânsito ficou totalmente interditado nos dois sentidos da pista. O motorista que dirigia um Monsa perdeu o controle da direção e bateu de frente com o caminhão que vinha no sentido contrário. As vítimas foram atendidas por uma equipe de socorristas e em seguida foram encaminhadas para o Hospital das Clínicas N. Sr.ª da Conceição em Três Rios.
Novo tipo de sinalização pode resolver o problema das curvas perigosas na BR-393
Os balizadores flexíveis faz todos andarem na linha |
Um tipo novo de sinalização utilizado na
Rodovia Régis Bittencourt, principal via
de ligação entre o Sudeste e o Sul do país, tem salvado muitas vidas,
fazendo todos andarem na linha.
Uma contagem regressiva avisa que o
motorista deve reduzir a velocidade antes da curva. No meio dela, bastões
chamados de balizadores induzem, quem dirige, a fazer o traçado correto. Os
balizadores são flexíveis. Se forem tocados, voltam à posição original, e
refletem os faróis à noite. Segundo a concessionária que administra a rodovia,
a implantação em cada curva custou, em média, R$ 12 mil.
Este eficiente e barato sistema poderia
também salvar vidas por aqui, todavia, é um recurso temporário contra os
acidentes, já que o que realmente resolveria o problema definitivamente é a duplicação
da via.