Saneamento básico é um dos problemas mais graves de infraestrutura das cidades brasileiras. Em quase todos os bairros é possível verificar valas a céu aberto, levando esgoto in-natura para rios, praias e lagos, poluindo-os e deixando vários problemas pelo caminho. E infelizmente, Paraíba do Sul não foge à regra.
Nossa equipe esteve nesta quinta (29) no bairro Jatobá, e constatou o descaso das autoridades com o saneamento básico. Na Avenida Randolfo Penna, altura da Igreja Assembleia de Deus Ministério de Madureira, nos deparamos com um problema antigo que nenhum governo anterior resolveu. E não resolveram por quê? Será por que "obra enterrada não dá voto"? Será por que não tinham verba? Preguiça? Vai saber! Uma vala negra nasce atras do templo, passa por baixo da linha férrea da chamada "Estrada Real", segue em direção às dezenas de casas da Travessa Veneranda Ferreira e tem como destino final o Rio Paraíba do Sul.
Conversamos com alguns moradores da localidade, entre eles, o senhor Juarez Parreira, que nos revelou que o problema se arrasta por mais de 30 anos: "Esta falta de respeito com a gente é antiga, entra prefeito, sai prefeito e a vala está aí, no mesmo lugar, há mais de três décadas", comentou.
Outro morador disparou: "Se ao menos a prefeitura colocasse manilhas, já resolveria nosso problema, mas até o momento, foram apenas promessas. No verão o mau cheiro é insuportável, isso sem falar que este esgoto a céu aberto atrai ratos e insetos".
Lembrando que a Organização Mundial de Saúde define o saneamento básico como "o controle de todos os fatores do meio físico do homem que exercem ou podem exercer efeito deletério sobre o seu bem estar físico, mental ou social”. O saneamento básico tem como o seu principal objetivo zelar pela saúde do ser humano, tendo em conta que muitas doenças podem se desenvolver quando há um saneamento precário.
-Então autoridades, mãos à obra! A antiga gestão, em 6 anos, simplesmente ignorou o problema, agora será que estes moradores vão ter que esperar mais quanto tempo por uma intervenção?