O Instituto Benjamin Constant é um centro de referência, a nível nacional, para questões da deficiência visual. Possui uma escola, capacitam profissionais da área da deficiência visual, assessora escolas e instituições, realiza consultas oftalmológicas à população, reabilita, produz material especializado, impressos em Braille e publicações científicas.
De acordo com a secretária de Educação, Francine Fontainha, o objetivo de firmar parcerias com Instituições que atendem alunos com necessidades educativas especiais é favorecer a troca de experiência que enriquece o cotidiano de sala de aula, além de contribuir para a formação continuada dos profissionais, a fim de assegurar a promoção de uma educação de qualidade e que realmente seja inclusiva: "Nossa preocupação é oferecer uma educação de qualidade, que privilegie a inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais e específicas. Esta é uma ação inédita, implementada no Governo Marcinho, que vem reforçar a total preocupação do governo com a inclusão das pessoas cegas e com deficiência visual", disse.
Ainda segundo a Secretaria de educação, o Instituto Benjamin Constant retorna a Paraíba do Sul no segundo semestre, oferecendo os seguintes cursos:
- Orientação e Mobilidade – 18/8 a 22/8
- Alfabetização no Sistema Braille – 3/11 a 7/11
- Produção de Material Didático Especializado – 24/11 a 28/11