Cansada, população pede providências às autoridades.
![]() |
foto: imagem ilustrativa |
Paraíba do Sul parece viver uma verdadeira epidemia de motos barulhentas. Cada dia que se passa, parece que elas (as motocicletas barulhentas), se proliferam pelas ruas da cidade, causando grande incômodo a população em geral. Tudo isto, ao que parece, sob tácita conivência das autoridades locais.
Não existe nada mais insuportável do que estar num ambiente - seja em casa, ou na rua - e de repente, uma moto passar com aquele barulho ensurdecedor. Um verdadeiro estardalhaço causado de propósito pelo proprietário da motocicleta, por meio da modificação do escapamento.
Acontece que o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), em seu art. 230, inc. VII, prevê que conduzir veículo com sua cor original ou outra característica alterada (como o escapamento, por exemplo) constitui infração grave, e as penalidades previstas para a conduta são: a) multa; b) cinco pontos na carteira; e c) retenção do veículo até que a situação seja regularizada.
ATENÇÃO AUTORIDADES DE PARAÍBA DO SUL
Já passou da hora de vossas excelências realizarem ações integradas de fiscalização contra motos com escapamentos irregulares. Garantindo e promovendo a segurança, e o sossego da população sul-paraibana.
"Já passou da hora da Prefeitura e da Câmara Municipal agirem. Alguma coisa precisa ser feita. Mas parece não haver movimentação para resolver o problema", desabafou João Carlos Pinho, morador do Centro.
"À noite parece que tudo fica pior. O barulho é irritante. Causa desconforto. E parece que ninguém faz nada, pois o número de motos barulhentas só faz aumentar", disse Juliana Santos à nosso reportagem.