terça-feira, 10 de janeiro de 2017

Ministro da Fazenda e Pezão anunciam plano de recuperação fiscal para o RJ

Texto do acordo será apresentado ao presidente Temer na próxima quarta-feira.


Meirelles e Pezão se reuniram nesta segunda-feira
(foto: Carlos Magno/divulgação)
O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, e o governador Luiz Fernando Pezão anunciaram, na tarde de ontem (09), a elaboração de um plano de recuperação fiscal para o Estado do Rio de Janeiro. Equipes do Ministério da Fazenda e do Governo do Estado vão se reunir durante os próximos dois dias para a elaboração final do texto do acordo, que será apresentado ao presidente Michel Temer na próxima quarta-feira (11) e, em seguida, à presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia.

O anúncio foi feito após reunião, no Rio de Janeiro, que também contou com a presença das equipes econômicas dos governos federal e estadual. De acordo com o ministro Meirelles, o plano terá como base o projeto de austeridade apresentado ao parlamento estadual em novembro do ano passado, e as contrapartidas previstas no projeto da União de recuperação fiscal dos estados apreciado no Congresso Nacional.

"O que nós podemos afirmar é que será um plano que vai de fato resolver a situação do Rio de Janeiro. É um plano de recuperação fiscal que equaciona todo o déficit fiscal do estado para o ano de 2017 e os anos seguintes. Esperamos que de fato possamos dar um passo importante na resolução dessa situação dramática em que vive o Rio de Janeiro", disse o ministro Meirelles.

Para Pezão, a discussão do plano “está caminhando bem”. "Tenho certeza de que a gente vai chegar a um bom entendimento", afirmou o governador fluminense.